Infraestrutura

A infraestrutura disponível para o PPGED está associada aos espaços criados e continuamente melhorados, em termos de Laboratórios, Biblioteca e Equipamentos de Informática, todos já integrados às normas de acessibilidade, dispondo de elevador e de rampas para circulação.

Estrutura de apoio: O Programa conta com salas individuais para a Coordenação do Programa e Secretaria, ambas equipadas com computadores, impressora laser, impressora jato de tinta e copiadora. Possui 02 salas de estudos para uso dos pós-graduandos; 02 salas de pesquisa para Professores Visitantes, Colaboradores ou Pós-doutorandos; 01 sala da Revista OIKOS: Família e Sociedade em Debate; cozinha e banheiro; além de contar com a Sala Multiuso Eleonora Cebotarev, que trata-se de um espaço moderno utilizado como sala de aula, defesas (teses, dissertações e qualificações do mestrado e doutorado) e seminário, equipada com projetor multimídia, computador, ar-condicionado, carteiras ergonômicas e toda a mobília de apoio.

Todos os professores-orientadores do Programa possuem sala individualizada, equipadas com computadores ligados à rede mundial de computadores, inclusive com acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, impressoras e periféricos. O PPGED conta ainda com duas novas salas de aula, 01 sala de vídeo conferência e duas salas de reuniões para os grupos de pesquisa (adquiridas a partir de uma reforma estrutural feita em 2018). Essas salas foram mobiliadas e equipadas com data-show e quadro branco para projeção de slides e uso didático.

Laboratório

O PPGED conta, com um laboratório de informática que passou por ampla reforma estrutural em 2018 e que dispõe de 30 computadores (16 deles, recentemente adquiridos), onde foram instalados softwares (STATA, IRAMUTEQ, ALCESTE) para uso dos docentes e discentes nos seus trabalhos, bem como para a realização de cursos e aulas. Os equipamentos estão ligados à rede mundial de computadores, inclusive com acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, impressoras e periféricos.

O PPGED conta ainda com diversos espaços ligados ao Departamento de Serviço Social (auditório, biblioteca, salas de aulas e espaços de vivência) onde são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa e extensão, por estudantes de graduação e de pós-graduação, além de possibilitar a oferta de estágios a estudantes de graduação, bem como prestação de assessoria técnica à comunidade, com foco na inter-relação família e sociedade.

Biblioteca

A Biblioteca Central, órgão suplementar da Universidade Federal de Viçosa, vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Ensino, foi criada em 1969 e é regimentada pela Resolução no 05/93 do Conselho Universitário da UFV.

A UFV conta com diversas bibliotecas setoriais, que somam uma área total construída de mais de 1000m² à disposição dos usuários nos diversos departamentos (bibliotecas setoriais), além da Biblioteca Central no campus Viçosa e duas bibliotecas nos campi de Florestal e Rio Paranaíba. Dentre os serviços oferecidos, destacam-se: comutação bibliográfica, levantamento bibliográficos de assuntos específicos, catalogação na fonte, normalização de publicações, permuta e doação com instituições nacionais e estrangeiras cadastradas, empréstimos de publicações e orientação aos usuários.

A Biblioteca Central presta serviços de assistência às bibliotecas setoriais do campus de Viçosa bem como às bibliotecas dos campi de Florestal e Rio Paranaíba. Localizada no centro do campus Viçosa e ocupa um edifício moderno e funcional de quatro andares, com área total de 12.816,59m2 . Disponibiliza aos usuários mais de 1.500 postos de estudos/pesquisas, que incluem salas de uso individual e em grupo, sala de videoconferência, coleções especiais, coleções de obras raras, multimídia, mapoteca, sala de vídeo, espaço para alunos do ensino médio e fundamental, espaço para leitura de lazer, espaço para pesquisa às bases de dados e periódicos eletrônicos, hall para exposições diversas e um auditório. Suas atribuições são as de seleção, aquisição, classificação, catalogação, organização, armazenamento, conservação, restauração, disponibilização e disseminação das mais diversas fontes de informação aos seus usuários.

Consulta ao acervo

Estão disponíveis no Catálogo On-line os acervos da Biblioteca Central e das bibliotecas setoriais do campus Viçosa e das bibliotecas do campus Florestal e do campus Rio Paranaíba. O sistema permite consultas por título, autor ou assunto, além de combinações entre os campos de pesquisa com o uso de palavras-chave e delimitadores (“e”, “ou”, “não” ou “próximo”). Permite também especificações, através dos filtros de conteúdo, como por exemplo, idioma, formato do item, data de publicação, entre outros.

Biblioteca Setorial

O Programa possui uma Biblioteca Setorial cujo acervo é composto de livros, periódicos nacionais e internacionais, teses e dissertações. Nos últimos anos tem sido feito um grande investimento na aquisição de livros, renovação de periódicos e permutas entre periódicos classificados no Qualis da área. O acervo conta atualmente com 10.408 unidades, relativos às áreas de Serviço Social, Política Social, Ciência Política, Economia, História, Geografia, Direito, Administração, Ciências Sociais, Antropologia, Metodologia de pesquisa, Desenvolvimento Humano, Sociologia, Pesquisa Social, Educação, Estatística, Psicologia e Políticas Públicas.

A pesquisa por referências é informatizada, podendo ser realizada por meio de 4 microcomputadores. É importante ressaltar que uma das principais fontes de recursos para o enriquecimento do acervo bibliográfico tem sido a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) que, por meio de Edital para Aquisição de Material Bibliográfico vem adquirido, nos últimos anos, várias obras nacionais e importadas. Em 2019 e 2020, entretanto, em função da contenção de recursos, a FAPEMIG não lançou nenhum Edital para essa finalidade. Ressalta-se que o acervo da Biblioteca Setorial está em processo de integração ao Sistema VTLS, o que garante o amplo acesso ao seu conteúdo pela internet. Além disso, várias editoras têm enviado publicações para apreciação, bem como permutado publicações, o que tem ajudado a manter o acervo atualizado.

Recursos de Informática

O PPGED conta, com um laboratório de informática que passou por ampla reforma estrutural em 2018 e que dispõe de 30 computadores (16 deles, recentemente adquiridos), onde foram instalados softwares (STATA, IRAMUTEQ, ALCESTE) para uso dos docentes e discentes nos seus trabalhos, bem como para a realização de cursos e aulas. Além dos computadores, o laboratório conta com 2 impressoras jato de tinta, 2 impressoras multifuncionais a laser. Os equipamentos estão ligados à rede mundial de computadores, inclusive com acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, impressoras e periféricos.

Todos os computadores ligados ao servidor da UFV têm acesso à internet. A UFV também oferece acesso em rede ao software SAS. Todos os professores, funcionários e estudantes têm uma conta de e-mail nos servidores POP3 e SMTP da UFV. A UFV possui uma rede com cerca de 10.000 computadores ligados à Internet. Internamente, possui 128 redes localizadas nos departamentos e órgãos administrativos. Os estudantes e professores têm amplo acesso às informações disponíveis na rede. Podem ser consultadas informações sobre o acervo bibliográfico da Biblioteca Central, teses e informações de interesse acadêmico de cada estudante (Sistemas AcademicoPG e Sapiens). Outras bibliotecas, instituições e demais informações disponíveis na rede, incluindo o portal de periódicos da CAPES e o Web of Science, são consultados com facilidade.

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